sábado, 3 de outubro de 2009

"CORRESPONDÊNCIAS" no SESC Pompéia

São Paulo, 03 de outubro de 2009.
Queridos amigos!

Inaugurando este blog com muita felicidade!
Ontem fizemos a performance "CORRESPONDÊNCIAS" lá no SESC Pompéia! Foi delicioso!
A criação foi feita a partir de cartas de literatos. Aí vai um trecho ótimo de uma carta de Mário de Sá para Fernando Pessoa e o outro é da Clarice Lispector para suas irmãs.

Um grande, grande abraço caros amigos!

Cia INADEQUADA


"Paris - Agosto - 1915 Dia 30

Meu querido amigo,


Recebi hoje o seu postal de 27 que de todo o coração agradeço. Com a mesma ânsia espero a sua carta prometida para domingo último. (...) De mim: tão pouco e tanto. Sabe você: eu creio que na verdade há um ano estou um pouco cientificamente doido. (...) Eu atualmente ando sempre com a alma de estômago vazio mas sem apetite. É assim que, muito longinquamente, posso exprimir talvez o fenômeno. Estou longe de mim? Não sei. Parece-me melhor que fui tomar banho - e estou há um ano esquecido na tina - por milagre a água não tendo esfriado... (...) Diga em todo o caso o que pensa de tudo isto. Não se esqueça. ESCREVA!
Adeus e um grande, grande abraço do seu,
Mário de Sá-Carneiro"


"Lausanne, 13 de julho de 1946.

Elisa, Tânia,

Escrevo de Lausanne, sentada no parapeito do lago Leman. Perto tem uma orquestra com uma mulher tocando violino, uma marcha meio valsa, meio militar. Junto tem um hotelzinho estreito chamado Hotel du Port. Há montanhas a pique na outra margem do lago. Há uma fontezinha dividida em três ramos sobre uma bacia de pedra. Há uma criança comendo um biscoito. Uma mulher de chapéu num barco. Vocês quase que podem adivinhar que é sábado de tarde. (...) Isso que estou sentindo pode-se chamar de felicidade. Só que a natureza se faz tão estranha que o próprio momento de felicidade é de temor, susto e apreensão. É pena que não possa dar o que se sente, porque eu gostaria de dar a vocês o que sinto como flor. (...)

Toda essa carta foi uma tentativa malograda de tirar um retrato deste lugar junto do lago Leman, porque esqueci de trazer a máquina. E aproveitei a ausência da máquina para tirar um retrato desse momento também. Que Deus abençoe vocês e lhes de uma alma luminosa. A paz esteja com vocês, minhas queridas.

Clarice. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário